Pesquisar este blog

terça-feira, 25 de maio de 2010

# SALMÃO


Salmão vai bem cru, grelhado, defumado ou no recheio de salgados
Rico em ômega 3, este peixe de água fria é o melhor amigo do coração
Por Adriane Zimerer Publicado em 26/3/2010


Ele pode ser consumido cru, fresco, defumado, assado, no vapor ou na mistura de patês e recheios de massas. A versatilidade do modo de preparo do salmão é só mais uma qualidade deste peixe que carrega uma série de benefícios para a nossa saúde.

O destaque do salmão fica por conta do seu alto teor de ácidos graxos, o ômega 3, um tipo de gordura boa, necessária para o bom funcionamento do organismo. "Este lipídio é considerado como protetor do coração, pois evita a formação das placas que obstruem as artérias, controla a pressão arterial, reduz o colesterol ruim (LDL) e combate os triglicerídeos, prevenindo assim, a ocorrência de problemas cardiovasculares", explica a nutricionista, Patrícia Bertolucci, da PB Consultoria em Nutrição, de São Paulo.

Além disso, o ômega-3 também favorece o melhor funcionamento do cérebro. O salmão pode ser consumido cru à moda japonesa na forma de sushi ou sashimi. Cuidado para não exagerar no molho shoyu, que é rico em calorias. Pode ser preparado assado, grelhado, no vapor ou ensopado.

Em conserva, pode se desfiar e fazer patês com maionese, saladas e usados para recheios de panquecas, tortas e massas. O defumado pode ser utilizado em sanduíches frios e saladas. Acompanhe os dados da nutricionista:


Preço/kg: R$ 35
Valor Nutricional (100 gramas)
Valor calórico 126 kcal
Proteínas 19,7 g
Carboidratos 0 g
Gorduras 5,2 g

Salmão com molho de manga
Rendimento: 4 pessoas

Valor Nutricional da receita (por pessoa)
Valor calórico 230,1 kcal
Proteínas 22,7 g
Carboidratos 14,2 g
Gorduras 9,9 g

Saiba Mais
Sardinha: gostoso no patê

Truta: bom para o emagrecimento

Cação ou tubarão? Ingredientes
4 filés de salmão fresco sem peles e sem espinhas (110 g cada filé)
sal pimenta-do-reino preta
suco de 1 limão
1 colher (chá) de azeite para fritar

Molho
1 colher (chá) de azeite
1 cebola picada
1 dente de alho amassado
1 manga haden em lascas (300 g)
2 colheres (sopa) de suco de limão
sal
2 colheres (sopa) de salsinha picada

Modo de Preparo
Tempere o salmão com seus ingredientes. Frite o salmão com o azeite, até ficar dourado. Coloque numa travessa, com o molho por cima.
Molho: Coloque o azeite numa panela e frite o alho e a cebola até dourar. Misture e deixe uns 3 minutos. Acrescente a manga. Misture. Acrescente o suco de limão e o sal. Deixe mais uns 5 minutos. Acrescente a salsa, deixe por 1 minuto e tire do fogo.

Receita cedida por PB Consultoria em Nutrição

Nenhum comentário: