Pesquisar este blog

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

# OS BENFICIOS DA LINHAÇA


Com certeza você já ouviu falar da linhaça. Essa semente apresenta benefícios maravilhosos à saúde. Melhora o trabalho do trânsito intestinal devido às fibras presentes, além de possuir propriedades funcionais em sua composição.



Existem dois tipos: a linhaça dourada e a marrom. A dourada é mais difícil de ser encontrada. Importada do Canadá aprecia os climas frios; A marrom, nativa do mediterrâneo, já está muito bem adaptada ao clima quente do Brasil. As duas possuem os mesmos nutrientes.



A semente de linhaça é fonte de ácidos graxos ômega 3 e ômega 6, minerais, vitaminas e fibras. Justamente por ter estas propriedades é considerado um alimento funcional. Vale destacar a vitamina E, que contribui para o funcionamento celular e, por isso, afasta o envelhecimento precoce e as doenças degenerativas.



Devido a sua ação antiinflamatória a semente regenera a mucosa digestiva danificada, por isso auxilia a regular o intestino. Os ácidos graxos (ou ômega3) é uma gordura poliinsaturada que garante o bom funcionamento do organismo. Sua ingestão serve para diminuir os níveis de triglicerídeos e colesterol, o que faz dele um importante aliado no combate a alergias e no processo inflamatório.



Para aproveitar tudo que a linhaça tem de bom, a dica é triturá-la e guardá-la em um recipiente fechado.

Nenhum comentário: